PORQUE A PRATA FICA PRETA?

Atualizado: 13 de jul. de 2020


artista Rachel Perry - foto Pinterest


Se você gosta de Jóias de Prata, é muito provável sua Jóia que tenha escurecido em questão de meses ou dias de uso. Há relatos de pessoas que tiveram suas peças escurecidas com horas após o uso.


O escurecimento é um processo comum que acontece com esse metal, que fique bem claro, e acontece com todas as pessoas, independente do organismo, podendo acontecer com mais ou menos tempo.


Se sua jóia não escureceu , é bom questionar a loja onde comprou sua jóia, pois existe uma probabilidade de sua jóia não ser Prata. Verifique sempre o Certificado de Garantia, e qual a liga da Prata que está adquirindo, o ideal é Prata 950 e 925.




MAS PORQUE A PRATA ESCURECE?



Basicamente a Prata escurece devido a um único motivo, enxofre.

O enxofre está presente em nosso dia a dia, nos produtos de beleza, no ar, na queima dos combustíveis dos carros, na poluição.

Este elemento em contato com a Prata forma o sulfeto de prata, que é exatamente a camada mais escura oxidada.


O nosso suor também auxilia no escurecimento da Prata, e é composto de água e sais minerais dissolvidos, e o suor ajuda a jóia a se misturar com o gás de enxofre , formando a camada escura sobre a peça. Assim, pessoas que tendem a suar mais, podem ter suas pratas escurecidas mais rapidamente.




E o Ácido Úrico?


Alguns clientes, ao reclamar em uma Joalheria sobre o escurecimento de suas Jóias, tem como resposta o Ácido Úrico do organismo sobre o organismo.


Isso não deixa de ser verdade. O alto nível de ácido úrico, segundo o Dr. Drauzio Varella, surge do resultado da quebra das moléculas de Purina, proteína contida em muitos alimentos, por ação de uma enzima chamada xantina oxidase.


Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácidos úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.


Nesse processo, grande concentração ácida no organismo também causa escurecimento da Prata. Além de grandes problemas à saúde física, é claro.



MAS É POSSÍVEL EVITAR O ESCURECIMENTO DA PRATA?



Agora que conhecemos os agentes causadores, vamos aprender como evitar ao máximo seu escurecimento e manter sua beleza por mais tempo.


1- Evite usar Joias de Prata ao Mexer com Produtos Químicos

Quando for fazer suas tarefas domésticas , lavar louças, roupas ou fazer faxina da casa, tome cuidado de retirar todas as suas jóias de Prata. O contato com produtos químicos como sabão, detergente, utilizando uma Aliança de Prata por exemplo, é altamente prejudicial a sua jóia.


2- Retire suas Joias ao Dormir


Além de não ser adequado dormir com Jóias pois você pode se machucar e, ou no caso de gargantilhas ou cordões podem arrebentar ou perder, no caso de Jóias em Prata há ainda a questão do escurecimento. Apesar de não suarmos tanto enquanto dormimos, a produção de ácido úrico é continua.

Retire suas Jóias e guarde de preferência dentro de um plástico vedado ou papel absorvente.


3- Armazene suas Joias em Local Adequado


Algumas pessoas optam por guardar seu Porta Jóias no armário do banheiro, onde tomam banho. No entanto, a umidade é grande inimigo da Prata. Como a umidade também é uma das razões do escurecimento da Prata, escolha um local seco e limpo para guardar sua caixa organizadora ou porta jóias.

4- Guarde cada Item Separadamente


Ao guardar suas jóia em seu Porta Jóias ou caixa organizadora, procure separar em compartimentos individuais e em saquinhos plásticos ou embalados com papel higiênico - pode não ficar muito bonito, mas vai evitar atritos entre as peças e as manterão sempre secas e bonitas. 5- Contato com Cosméticos e Produtos de Beleza


Sempre que for fazer um procedimento estético, um processo químico no Salão ou usar algum cosméticos em casa , como perfumes, cremes e maquiagens, não deixe que a Prata de seus acessórios tenha contato com os produtos. Evite usar brincos, colares e anéis nessas situações e ao passar cremes e perfumes sobre o corpo espere secar antes de colocar suas Jóias para que não manchem.


6- Não entre no Mar nem na Piscina


Se não abre mão de ir a praia e a piscina com suas jóias de Prata fique atenta a essas recomendações. Tanto a água do mar quanto o cloro oxidam a Prata. Única forma de evitar é não entrar no mar e na piscina, pois as peças irão ficar com texturas opacas e com o tempo escurecidas.


7- Dê um Banho de Ródio


A Prata é um Metal com alto valor agregado, com sensibilidade a reações químicas que acaba influenciando seu escurecimento.


Mas é importante ressaltar, que como metal, a Prata é um Metal Nobre, usado inclusive na Alta Joalheria, inclusive essa característica de enegrecimento e oxidação é muito valorizado para o Design de Jóias.


Mas para quem prefere a Prata em seu estado límpido e branco, uma opção também é o Banho de Ródio.

O Ródio é um elemento químico da família da Platina, que possui alta resistência à riscos e oferece uma camada extra de proteção contra a oxidação.

Se achar interessante a Bresciani Jóias oferece serviço de banhamento de Ródio em todas as Jóias, inclusive as Jóias de Prata.

Mas atenção, pois o efeito não é permanente, e o banho deve ser refeito de tempos em tempos.




Como Limpar suas Joias de Prata?


Existem várias receitinhas caseiras que ajudam trazer o brilho original da Prata.

Essa receita a seguir é uma sugestão, lembrando que o ideal é levar periodicamente suas Joias à um Ourives ou uma Joalheria de confiança para uma limpeza e polimento de suas Jóias.


- Encha o recipiente com 1 litro de água,

- 3 colheres de sopa de sal

- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

- Coloque um pedaço pequeno de papel alumínio dentro da água;


Acrescente também seus objetos de prata; Deixe de molho por alguns minutos e em seguida retire-os, lave em água corrente e seque bem.




Pronto agora você está pronta pra arrasar novamente por aí!




240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo