Anel de Noivado ou Aliança de Casamento? Com que Anel fazer o Pedido?

Atualizado: 15 de dez. de 2019




Diferença entre Anel de Noivado e Aliança de Casamento



Já faz um tempinho que as Alianças de Namoro estão nos dedinhos e quer avançar no relacionamento? Qual o próximo passo? Que Joia dar para a futura noiva no pedido?


Para a maioria dos Noivos a principal dúvida é: dar o Anel de Noivado ou Alianças? Deve-se dar tudo junto ou separadamente para o Noivado?



No Brasil o Anel de Noivado é uma tradição recente, introduzida no País baseado nas culturas americana e europeias - pergunta aí se as mulheres não amaram!

Mas, para entender o significado dessas Jóias e de cada Anel, vamos colocar os momentos desde o pedido de casamento e o noivado em si.




O Pedido





O momento do " Pedido " de Casamento é o momento onde o Homem é o principal responsável para que tudo dê certo. Não importa se vai ser num jantar romântico, em um passeio surpresa, em uma viagem ou num cantinho simples do casal, do planejamento até o momento da abertura da caixinha é de total responsabilidade do homem.

E tudo para uma frase muito importante: " Quer se Casar Comigo?" e a tão importante quanto resposta " Sim!"




O Noivado


O Casal agora está Noivo e até o Casamento é o período para a preparação da Celebração, planejamento do futuro, aproximação dos padrinhos e família.




O que é o Anel de Noivado


O Anel de Noivado é a Joia do Pedido de Casamento, entregue na hora da famosa frase " Quer se Casar Comigo?"

É uma Joia que se diferencia das Alianças de Namoro, pois somente a Mulher recebe e tem justo significado, seria como "A pessoa escolhida".


O Anel de Noivado tem características específicas. Os modelos mais tradicionais são estilo Solitários, feitos com metais nobres, principalmente Ouro e Platina e com uma pedra em destaque ( simbolizando a Noiva), geralmente o Diamante, mas que também pode ser outras pedras de acordo com o gosto da Noiva.

Após o pedido, o Anel de Noivado é usado no dedo anelar esquerdo durante o Noivado, e a partir do Casamento ser usado junto à Aliança, ou passar para o dedo anelar da mão direita.




Mas posso fazer o Pedido com as Alianças?



No Brasil, tradicionalmente muitos casais optam por Noivar já com as Alianças de Casamento. Nesse caso o casal já escolhe suas Alianças e durante o Noivado ambos usam no dedo anelar da mão direita. E após o Casamento, passam as Alianças para o dedo anelar da mão esquerda.

Porém, como o costume do Anel de Noivado vem ganhando força no Brasil, como é de costume no resto do mundo. É um momento em que os parceiros fazem as escolhas especiais para suas esposas.

E as Alianças serão escolhidas então posteriormente pelo casal somente após o pedido, durante o Noivado.




Na verdade o que mais importa é o que faz mais sentido para o Casal, e não imposições ou costumes que não agrada ou não cabe no momento de cada um.




O importante é o Casal se sentir pleno e feliz no grande dia!

1.171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo